U.N.S Idiomas - Inglês para sua vida.

Resultado: “Ensinar inglês pode mudar uma vida”

Notícias

Muitos professores da UNS Idiomas participaram da ação promovida pela Franchising para homenagear esses profissionais, que abrem as portas de um novo idioma para os nossos alunos. Histórias fascinantes, diferentes, engraçadas e emocionantes chegaram até o departamento de ensino da rede, mas todas elas mostravam como o ato de ensinar pode mudar uma vida, seja a do aluno, seja a do mestre.

O depoimento que será premiado representa a dedicação, a vocação e a paciência que essa profissão exige. Maria de Fatima Atsuko Casela, da escola de Santo Amaro, foi a professora escolhida para simbolizar todos os professores da rede na importante tarefa de ensinar inglês! A UNS Idiomas agradece a todos pelos lindos depoimentos!

“O que eu aprendo todos os dias

Lembro de quando fiz um teste vocacional, lá se vão mais de 30 anos, estava no ginásio e o teste apontou como primeira opção “Idiomas”. Sempre fui boa aluna na matéria e isso não foi uma surpresa, mas daí a considerar a carreira de Professora, seria como nadar contra a corrente. Sendo parte de uma família de poucos recursos, ser professora, para eles, não era considerada uma boa opção, por não dar “status” e por não ser uma carreira financeiramente promissora. Queriam uma profissão com Dr. na frente. Além disto, na época, os cursos de Letras eram a alternativa para quem não passasse no vestibular para as opções mais difíceis. Lembro que alguns estudantes sofriam bullying quando diziam que iriam prestar vestibular para Letras.

Segui então para a opção dois do teste vocacional, a Comunicação. Construí carreira e obtive boas vitórias, tive a compensação financeira e tudo parecia coerente, até que, acho que cada pessoa tem um caminho a percorrer, o destino repentinamente me colocou como professora de mídia em uma universidade.  Experiência rica e radical ao mesmo tempo, pois com dois empregos distintos, a sala de aula me exigia e me levava para outro rumo. Muito difícil de explicar como uma profissão que tem tantos espinhos pode, ao mesmo tempo, trazer tanta satisfação.

Foi quando, pela segunda vez, o destino fez uma nova manobra e juntou duas habilidades: dar aulas e o inglês. Neste momento o ciclo se fechou e tudo voltou ao que deveria ter sido, com toda a coerência que só quando estamos mais maduros conseguimos perceber.

Hoje, após 7 anos de experiência na profissão, gostaria de agradecer por esta oportunidade de redescobrir uma vocação. Mais do que isto, nesta data tão bonita, gostaria de falar do quanto eu aprendo todos os dias com meus alunos. Desde o primeiro contato, tímido, daquele aluno que vem sem muita certeza do que vai acontecer, até o momento de nos despedirmos após ricas trocas, da experiência de construirmos um relacionamento. Neste período, já tive alunos que se formaram e foram fazer intercâmbio ou conseguiram empregos em multinacionais, mas tive também alguns que vieram de experiências traumáticas e choraram em sala de aula.

Todos os dias as dúvidas, erros, dificuldades dos alunos me desafiam e me motivam a descobrir outras formas de transmitir o conteúdo. Nas conversas entrecortadas dos iniciantes com frases incompletas, poucas palavras, muitos gestos, mímicas, desenhos, risadas ou nos diálogos ansiosos dos que estão mais avançados vamos descobrindo suas expectativas, sonhos, amigos, família, trabalho, relacionamentos. Um mundo em cada um, é muita coisa, considerando que nos vemos 2 vezes por semana e só falamos em inglês!

Sabemos por experiência própria que um bom professor é para sempre. Lembro das atitudes, vozes e conselhos dos meus professores e sou grata pela forma como me influenciaram positivamente. Cada vez que enfrento uma dificuldade, lembro que quando eu era aluna eu não via todos os benefícios do que estava sendo dito, mas depois eles foram aparecendo ao longo da vida e me acompanharão para sempre. Espero que, dessa mesma forma, eu possa ser uma experiência positiva para meus alunos e uma alavanca para atingir seus objetivos”

Redes Sociais

Acompanhe a U.N.S Idiomas nas redes sociais e fique por dentro das novidades.