U.N.S Idiomas - Inglês para sua vida.

5 dicas de estudo de gramática de inglês

Dicas

A gramática de inglês é a parte dos estudos do idioma que mais apavora os estudantes. Como no português o aprendizado da gramática é um pouco difícil, é normal que tenhamos um pouco de receio ao estudar o inglês. Mas fique tranquilo, a sua dificuldade é a de muitos alunos. Por isso, elaboramos este post com algumas dicas de estudo e prática. Confira!

Dicas para estudar a gramática de inglês:

  1. Descobrir os caminhos

Quando estamos diante de um problema e procuramos descobrir a melhor forma de solucioná-lo, estamos aprendendo com aquilo. Assim também acontece quando você busca respostas para suas dúvidas.

Por isso, nossa primeira dica de estudo é descobrir os caminhos que te levem a respostas. Veja como é simples. Você escolhe um material que tenha um original em inglês e uma tradução em português. Com a tradução em mãos, tente escrever o texto inteiro ou algumas frases em inglês. Depois, compare e veja se utilizou os tempos verbais corretos, se estiver diferente, procure descobrir porque a versão original utilizou uma concordância diferente da sua escrita.

Você vai perceber que, muitas vezes, você mesmo consegue reconhecer o seu erro e descobrir a forma correta. Estudar para solucionar dúvidas e descobrir os caminhos para escrever corretamente é um grande passo para a assimilação e fixação do conteúdo. Se as dúvidas persistirem, converse com seu professor.

Mas atenção, essa prática é viável quando você já conhece as regras gramaticais e precisa praticar. Se você está iniciando, pode ficar bastante confuso. 😉

  1. Escrever suas próprias histórias

Você pode criar revistas em quadrinhos, crônicas, situações fictícias, qualquer material que seja do seu interesse. O importante é praticar simulando situações reais, de preferência, que sejam de assuntos do seu cotidiano ou do seu interesse.

Crie personagens e desenvolva diálogos que aconteçam no presente, que contem situações passadas e que programem algo para o futuro. Uma ação divertida e que pode lhe ajudar na prática.

Veja na gramática de inglês quais são seus pontos fracos e procure inseri-los nas suas histórias, assim, você tem mais oportunidades de praticar.

3.Escrever e conferir

Apenas escrever e deixar seus rascunhos de lado não irá lhe ajudar a melhorar sua gramática. O ideal é que você leve para o seu professor conferir o que você tem feito.

Caso isso não seja possível ou o volume de seus manuscritos seja muito extenso (rsrs), você pode aderir à tecnologia. No site Grammarly, você cola o seu texto e ele corrige e explica os seus erros. Mas cuidado, é uma plataforma automática, então não podemos dizer que é 100% confiável. Assim como o Google Tradutor e outras ferramentas de suporte.

4.Praticar a leitura

Quando você tem um bom repertório de leitura, consegue não apenas escrever bem, mas se comunicar. Seu vocabulário e a estrutura das frases melhoram. Isso acontece porque tudo o que você lê fica registrado no seu inconsciente e vai enriquecendo o seu conhecimento. Independente do idioma e do tipo de leitura, tudo o que for lido, fica registrado e favorece a sua fala e escrita.

Busque por leituras que sejam do seu interesse. Se você gosta de ficção, há muitos livros originais em inglês que podem ser adquiridos em livrarias físicas e pela internet. Se o seu interesse é por notícias, procure jornais na internet, como o The New York Times.

  1. Treinar o ouvido

Ouvir e escrever também é uma ótima forma de praticar, tanto o vocabulário quanto a gramática de inglês. A primeira forma de treinar seu ouvido é tentando compreender o que está sendo dito. Você pode treinar assistindo a filmes e séries na televisão ou no Youtube.

A segunda forma, é ouvir uma música, por exemplo, e tentar escrevê-la. Um site bem divertido para praticar é o Lyrics Training, onde você escolhe as músicas dos seus maiores ídolos, ouve e vai escrevendo simultaneamente. Achou difícil? Calma, o site possui níveis de iniciante a avançado, além de você poder escolher músicas mais lentas.

Gostou das nossas dicas para estudar gramática de inglês? Deixe um comentário nos contando quais delas são mais eficazes para você. Afinal, cada um tem um jeito diferente de aprender! Bons estudos!

Redes Sociais

Acompanhe a U.N.S Idiomas nas redes sociais e fique por dentro das novidades.