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6 Dicas para mandar bem numa reunião em inglês

Inglês mercado de trabalho

Para mandar bem em uma reunião de trabalho em inglês, a primeira coisa que você precisa saber é a diferença entre reunionmeeting. Uma reunion é um encontro de família, amigos, colegas de trabalho, enfim, um encontro de pessoas para celebrar algo. Reunion é uma festa. Se sua reunião não se enquadra em nenhum tipo de festividade, ela é um meeting.

Agora que você já sabe esta diferença primordial, vamos dar algumas dicas de expressões que você precisa saber para mandar muito bem em business meetings in English. Confira abaixo.

1 – Saudação e início de uma reunião

Seja sua reunião ao vivo ou via conferência, uma das expressões mais importantes é a saudação. Se você for responsável por dar início à reunião, utilize as seguintes expressões:

– Is everyone here yet? – Mais utilizado em reuniões presenciais, esta expressão serve para questionar se todos os participantes já estão presentes.
– Can everyone hear me? – Em reuniões via conferência é importante checar a qualidade de som antes de começar a conversa. E é para isso que esta expressão é utilizada.

2 – Apresentação da pauta

Quando todos os membros de uma reunião já estão presentes, é hora de iniciar de fato a discussão. Para esta fase da reunião as expressões mais importantes que se deve saber são:

– The purpose of today’s meeting is… – expressão utilizada para designar o objetivo da reunião.
– Did everyone get the agenda?  – esta expressão se refere à pauta da reunião.
– To get the ball rolling… – expressão também utilizada para dar início à reunião, normalmente vem seguida de alguma explicação sobre a pauta, enfim, dá uma base do assunto que vem a seguir.
– Let’s open with… – assim como a expressão anterior, serve para dar base ao assunto principal em pauta.

3 – A discussão em pauta

A terceira etapa da reunião é discussão do assunto em pauta. Para esta fase, as principais expressões a se lembrar são:

– Let’s get down to business – indica o início do assunto.
– Let’s move on to – expressão usada para mudar de assunto.
– Let’s keep this short – expressão utilizada para ser o mais breve e direto possível no tema.

4 – Perguntas e interrupções

Reuniões não são monólogos, então é importante se atentar também ao momento de fazer apontamentos ou questionar algo. Para esta fase da reunião é importante conhecer as seguintes expressões:

– I’d like to hand over to… – essa expressão é utilizada quando a pessoa que está falando passa a vez de falar para outra pessoa.
– I’d to say something about… – expressão utilizada para interromper quem está falando e apresentar um ponto de vista diferente.
– Can we go back to…? – esta expressão é utilizada quando se quer voltar em algum assunto.

5 – Notifique seu interlocutor caso você não esteja conseguindo acompanhar a discussão

Quando se faz uma reunião em inglês, é importante se atentar ao entendimento da conversa. Se você acha que seu interlocutor está falando muito rápido ou utilizando muitas expressões e/ou palavras que você não conhece, não tenha medo de fazer as perguntas abaixo:

– Can you speak slowly, please? – expressão utilizada para pedir que o interlocutor desacelere o ritmo de sua fala.
– Can you explain me this in any other way? – esta expressão serve para pedir que o interlocutor dê mais exemplos do que ele está falando.
– Could you outline the main points again? – expressão utilizada para recapitular os principais pontos do assunto em pauta.
– I’m not sure I understood that last part – utilize essa expressão quando não tiver entendido o que seu interlocutor disse.
– Just to make sure… – expressão utilizada para solicitar um reforço ou uma reafirmação de alguma expressão.

6 – Encerramento

Depois que todos os lados já expuseram suas ideias e sugestões e todas as dúvidas já foram sanadas, é hora de encerrar a reunião. Para isto, algumas expressões também são utilizadas:

– Let’s sum up – expressão utilizada para encerrar a reunião.
– Thank ou for attending – agradecimento aos participantes presentes.
– We’ll see everyone again next… – essa expressão é utilizada caso uma reunião futura seja agendada.
– Let’s wrap up – outra forma de encerrar a reunião.

Agora que você já está atento às principais expressões utilizadas em uma reunião em inglês, participe sem medo. É comum ficar apreensivo nas primeiras vezes em que se faz uma reunião em outro idioma, mas a prática torna tudo mais simples. Lembre-se também dos principais jargões do mundo corporativo.

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