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10 dicas para uma comunicação mais eficiente no trabalho

Inglês mercado de trabalho

 

A postura no trabalho e a capacidade de se comunicar bem são tão importantes quanto um bom CV no âmbito profissional.

 

E você já pensou na sua carreira profissional? Não é novidade que o mercado de trabalho está disputadíssimo e cada vez mais exigente. Hoje a postura no ambiente de trabalho, a capacidade de estabelecer uma boa comunicação, vem se mostrando tão importante quanto a bagagem técnica.
Algumas dicas importantes podem ser muito úteis para aqueles que desejam crescer profissionalmente e entendem que, para isso, seu comportamento pode ser decisivo.

 

1 – Falar com clareza

Isso faz toda a diferença, já que muitas vezes questionamos os resultados mas, na verdade, não deixamos claro o que desejávamos.

 

2 – Olhar nos olhos
Olhar para baixo ou para o lado enquanto fala pode demonstrar timidez e insegurança.

 

3 – Manter os ombros abertos, mas sem exageros
Os ombros abertos passam a ideia de troca, ou seja, abertura tanto para falar quanto para ouvir o outro.

 

 

4 – Quando pedir ajuda, sempre usar a palavra “por favor”
O uso do ‘por favor’ é uma ótima maneira de equilibrar essa sensação. E a dica vale tanto para os colaboradores de posição mais simples como para os mais importantes da hierarquia empresarial. ‘Bom dia’, ‘com licença’ e ‘obrigado’ também são palavras bem-vindas.

 

5 – Ser objetivo

Objetividade é fundamental, e mostra que você sabe o que quer.

 
6 – Se tiver pressa no cumprimento de algum prazo, deixar isso muito claro

Se quer algo com rapidez, determine dia e hora. Especificar um deadline traz responsabilidade.

 

7 – Procurar ser justo e, sempre que for o caso, elogiar o trabalho do colega ou funcionário

Todo mundo gosta de reconhecimento. É comum que bons funcionários peçam demissão, mesmo com bons salários, por falta de estímulo.

 

8 – Quando cometer falhas, assumir e peça desculpas
É importante demonstrar humildade diante de um erro.

 

9 – Quando precisar motivar a equipe, usar um tom alegre
O conteúdo precisa estar em harmonia com a forma. Para motivar uma equipe é fundamental que a voz tenha congruência com o resultado esperado.

 

10 – Mesmo que não concorde, escutar sempre as observações sobre você ou sobre o seu trabalho

Saber ouvir é tão importante quanto saber falar. Reagir pode nos impedir de tirar o melhor dos feedbacks recebidos.

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