U.N.S Idiomas - Inglês para sua vida.

Outubro Rosa. Aqui falamos essa língua: prevenção

Cultura

A cada ano, mais e mais empresas aderem à campanha Outubro Rosa. Seja por meio de doações para entidades focadas em combate ao câncer de mama, seja colorindo ou iluminando sua fachada ou promovendo ações de prevenção com sua equipe de colaboradores. O mês ficou marcado como o mês de awareness e prevenção ao câncer de mama. Mas você conhece a história do Outubro Rosa?

O surgimento do Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa surgiu no ano de 1990 com a Corrida pela Cura realizada na cidade de Nova Iorque no mês de outubro. A corrida, que foi promovida pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, distribuía laços cor de rosa para todos os participantes. Este laço se tornou, posteriormente, o símbolo da campanha de prevenção, awareness e combate ao câncer de mama.
Ao longo da década de 1990, outras cidades e estados dos Estados Unidos também passaram a promover ações e campanhas de prevenção e awareness e, em meados da década de 2000, o mês passou a integrar os calendários oficiais de ações públicas.

A vinda do Pink October para o Brasil

Embora o movimento tenha crescido e sido bem aceito pelo mundo desde a década de 1990, ele só chegou ao Brasil e começou a tomar força a partir do ano de 2008. Atualmente o mês faz parte do calendário oficial de algumas cidades, que iluminam seus monumentos com a cor rosa durante todo o mês, como é o caso da Esplanada dos Ministérios e do Congresso Nacional em Brasília, por exemplo.
Em São Paulo, o Obelisco, no Ibirapuera, também ganha a cor rosa durante as noites do mês de outubro, assim como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

A luta do Outubro Rosa

O Pink October luta pela conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, a cada ano são estimados 57.960 novos casos de câncer de mama só no Brasil.
O câncer de mama é mais comum nas mulheres, mas também ocorre com 1% dos homens. O diagnóstico precoce da doença é um ponto positivo em direção ao tratamento. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura.
A prevenção ao câncer de mama começa no autoexame. Então, aproveite neste mês de outubro para conversar abertamente sobre o tema e estimular o autoexame. Tudo começa com o toque.

Curtiu estas dicas? Acompanhe nosso blog e tenha uma ótima leitura! Acompanhe também nossa página no Facebook e no Instagram.

Redes Sociais

Acompanhe a U.N.S Idiomas nas redes sociais e fique por dentro das novidades.